SINTIMEX \ Noticias

Encontre o extintor ideal para o seu espaço e aprenda a utilizá-lo em segurança.

Os extintores são considerados equipamentos de proteção ativa contra incêndios. Não servem para combater fogos de grandes dimensões, mas podem evitar que um foco de incêndio se propague e tome proporções maiores.



Sabia que os primeiros registos que existem sobre extintores são de 1723?

Os extintores são considerados equipamentos de proteção ativa contra incêndios. Não servem para combater fogos de grandes dimensões, mas podem evitar que um foco de incêndio se propague e tome proporções maiores.

Estes têm uma carga limitada, podendo por isso esgotar-se numa questão de segundos.

A escolha dos extintores de incêndio é feita tendo por base o risco a proteger, a avaliação deve ter em conta o tipo e quantidade de material combustível existente no local em questão.

 

CLASSE A

Em locais que tenham como origem materiais sólidos, de natureza orgânica, por exemplo madeira, papel, carvão ou têxteis, deve optar-se por extintores à base de água, extintores de espuma, extintores de pó químico seco ABC ou extintores de hidrofluorocarbonetos.

 

CLASSE B

Para fogos em combustíveis líquidos, deve optar-se por extintores de espuma, extintores de água com aditivo, extintores de pó químico seco BC ou ABC, extintores de dióxido de carbono ou extintores de hidrofluorocarbonetos (HFC’s).

 

CLASSE C

No caso de fogos que tenham origem em gases combustíveis, a melhor solução são os extintores de pó químico seco do tipo BC ou ABC ou por extintores de hidrofluorocarbonetos (HFC’s).

 

CLASSE D

Os fogos do tipo D envolvem metais leves como o sódio, o potássio, o alumínio, o magnésio ou o lítio, no entanto, a melhor opção são os extintores de pó químico D. É necessário assegurar que é apropriado ao metal combustível em causa, para garantir que o equipamento tem o desempenho esperado perante uma situação de incêndio.

 

CLASSE F

Por fim, no caso de fogos que envolvam produtos de cozinha, como óleos e gorduras vegetais ou animais, os extintores de incêndio mais apropriados são os que utilizam como agente extintor o agente químico húmido, uma solução de água e acetato de potássio que transforma os óleos e gorduras para confeção de alimentos numa substância saponácea.


A Sintimex dispõe de uma equipa de técnicos certificados que lhe oferecem a totalidade destes serviços, com garantia de qualidade.

Consulte-nos para mais informações através do email  [email protected] ou contacte diretamente o seu comercial.

GALERIA DE FOTOS
Voltar