SINTIMEX \ Noticias
banner-image

5 dicas para utilizar corretamente um extintor

Os extintores são equipamentos de segurança projetados para combater incêndios na sua fase inicial, ajudando a controlar e a extinguir o fogo.

Os extintores contêm agentes específicos para diferentes tipos de incêndios e são uma parte importante dos sistemas de segurança contra incêndios numa variedade de ambientes: casas, escritórios, fábricas e veículos.A principal função é libertar um agente extintor sobre o fogo, removendo ou interrompendo um dos elementos essenciais para a combustão. Cada tipo de extintor está destinado a combater incêndios de diferentes classes. As classes de incêndio são categorias que indicam o tipo de material em combustão.

 

As classes comuns de extintores são A, B, C, D e K:

Classe A: Incêndios que envolvem materiais sólidos como madeira, papel, tecido, etc.

Classe B: Incêndios que envolvem líquidos inflamáveis, como gasolina, óleos, tintas, etc.

Classe C: Incêndios que envolvem equipamentos elétricos.

Classe D: Incêndios que envolvam metais combustíveis.

Classe K: Incêndios com óleos e gorduras alimentares.

 

Tipos de extintores:

Água: Adequado para incêndios de classe A (materiais sólidos como madeira, papel, tecido). VEJA AQUI 
Pó Químico: Eficaz para incêndios de classe A, B (líquidos inflamáveis) e C (equipamento elétrico). VEJA AQUI 
CO2 (dióxido de carbono): Útil para incêndios de classe B e C, bem como em ambientes onde a água não pode ser utilizada. VEJA AQUI 
Espuma: Adequado para incêndios de classe A e B, especialmente em líquidos inflamáveis. VER AQUI

 

5 dicas para utilizar corretamente um extintor:

1. Avalie a situação: Antes de usar um extintor, avalie o tipo de incêndio e certifique-se de que é seguro para si combatê-lo. 
2. Posicione-se corretamente: Fique a uma distância segura do fogo, geralmente a uma distância de 2 a 3 metros. Certifique-se que está posicionado de forma a ter uma rota de fuga clara, caso o fogo se torne incontrolável

3. Aplique a técnica correta de utilização do extintor:  Apoie o extintor no chão e retire a cavilha de segurança. Aponte o bico do extintor na base do fogo, mantendo-o inclinado num ângulo de aproximadamente 45 graus. Pressione o gatilho para libertar o agente extintor. Espalhe o jato do agente de extinção de um lado para o outro, cobrindo a área em chama, desde a sua base, até que o fogo esteja completamente extinto. 

4. Avalie a situação novamente: Após extinguir o fogo, avalie se a área está segura. Certifique-se de que o fogo está completamente extinto e que não haja risco de reacendimento. 
5. Faça a manutenção e inspeção periódica do equipamento: Para garantir que os extintores estão em condições adequadas para uso em caso de emergência é necessário que a manutenção e inspeção sejam regulares, cumprindo-se o exposto na norma NP4413.

 

Inspeção Anual:

A inspeção anual obrigatória, feita por empresa e técnico certificado, tem como objetivo garantir que o extintor mantém as características e um estado adequado ao seu bom funcionamento. São verificados, entre outros, os seguintes parâmetros: Validade do extintor; pressão do extintor conforme as especificações do fabricante; integridade do cilindro, mangueira, válvula, pino de segurança e bocal.

 

Teste Hidrostático:

Os testes hidrostáticos periódicos servem para garantir a segurança e integridade do cilindro.
A NP4413 indica a periodicidade a garantir, mediante a tipologia do extintor.

 

Recarga e Manutenção:

Recarregue o extintor imediatamente após o uso ou quando o medidor mostrar que a carga está abaixo do nível recomendado.
Se um extintor for usado, mesmo que parcialmente, ele deve ser recarregado por um profissional certificado.
Realize qualquer manutenção necessária de acordo com as instruções do fabricante e regulamentações locais.
Marque aqui a sua próxima manutenção/inspeção.
Ao ter os tipos corretos de extintores de incêndio sempre à mão, é possível evitar ferimentos e danos de maior dimensão. Nas empresas, certifique-se que as pessoas estão atualizadas em relação à segurança contra incêndios.
A Sintimex Dexis oferece uma grande variedade de extintores para diferentes tipos de infraestruturas. Conte connosco para o ajudar a fazer um uso adequado ajudando-o a prevenir danos e a proteger vidas!


Voltar